top of page

Alimentação correta = peixes bonitos!


 

           O Betta é um peixe carnívoro cujo instinto predatório é acentuado: coloque um alimento vivo na sua frente e o verá caçar com gosto! Logo, uma dieta balanceada e rica em proteínas realçará as cores brilhantes do seu peixe e o tornará ainda mais bonito.  Por isso, o primeiro passo é: rações de bolinha, não! Não tem problema alimentá-lo a maior parte das refeições com rações industrializadas se você não possuir tempo ou dinheiro para cultivar alimentos vivos, desde que essas sejam de marcas de qualidade. O problema não é o formato de bolinha e sim as rações de procedência desconhecida que, geralmente, vêm nesse formato e são extremamente duras, causando prisão de ventre ou outras complicações intestinais. Existem muitas marcas de qualidade disponíveis no mercado com preços acessíveis para o seu bolso e que dispõem de linhas específicas para peixes ornamentais como o Betta, nas mais variadas formas - grânulos, flocos, pelotas - e funções - alimentos base, alimentos vivos congelados, alimentos para realçar a coloração, etc. Você pode escolher a que mais lhe agrada e seu peixinho ficará feliz!

 

          Abaixo, listamos três excelentes concorrentes com essas características. Lembrando ainda que misturar diferentes rações é uma ótima escolha pois permite que todos os tipos de nutrientes sejam oferecidos.

 

 

 

 

 

 

                  

Para conferir o catálogo de alimentos, clique sobre o logo da empresa!

             Quanto de comida devo dar ao meu Betta e com que frequência?

           

           No que diz respeito à alimentação dos Bettas, menos é mais: menos sujeira, menos doenças, menos gastos... A superalimentação é a causa número um de mortes no campo dos inexperientes. Mesmo que o seu peixe coma tudo que você forneça, não o superalimente. Muitos vendedores e sites na internet irão instruí-lo a fornecer uma quantidade de alimento que ele possa comer em cerca de dois minutos, mas, longe do ideal, em apenas dois minutos pode-se fornecer comida o suficiente para alimentar o Betta por até três dias! Não utilize o tempo que o peixe leva para mastigar e deglutir a comida como parâmetro, dose a quantidade corretamente. Bettas podem sobreviver por dias inteiros sem comer, tal é a sua resistência e reserva energética.

           Rações devem ser fornecidas de uma a três vezes por dia (quanto mais vezes você o alimentar, menores poderão ser as porções ofertadas), enquanto que alimentos vivos, patês ou congelados podem ser administrados uma ou duas vezes por semana. A quantidade pode variar de dois a seis flocos (ou grânulos) por dia, dependendo do tamanho da ração. Mais que isso é exagero! Uma boa forma de medir a ração é lembrando que o estômago do peixe é do tamanho do seu olho.

           De que espécies o Betta se alimenta?
 

        Aquaristas mais experientes sabem que apenas a alimentação à base de ração não é suficiente para manter os peixes em perfeitas condições por muitos anos. Mas, caso opte por alimentá-lo com alimentos vivos mais seguidamente, lembre que talvez o seu peixe não queira mais comer a ração industrializada depois! 

              Quais alimentos frescos posso dar ao Betta?

 

           Além dos alimentos vivos, você ainda pode fornecer alguns alimentos frescos para enriquecer a dieta do seu peixe, tais como gema de ovo e coração de boi. Abaixo, listamos alguns alimentos que podem ser oferecidos ao Betta e uma receita de patê caseiro para peixes ornamentais. 

 

 

                  

©2016 Julia Giacomini

bottom of page