
Como limpar o seu aquário da maneira correta?
A limpeza do aquário e de seus adornos é importante para manter a qualidade da água, eliminando fezes e demais resíduos contaminantes, e, quando realizada rotineira e adequadamente, dispensa o uso de filtro. Caso queira mesmo usá-los, procure por um que cause pouca agitação na água, pois o Betta é um peixe de águas paradas ou com pouco movimento.
A litragem do aquário definirá a frequência das trocas de água, uma vez que, quanto mais água houver, mais tempo levará para que os resíduos do seu Betta contaminem significativamente o meio. É imprescindível realizar as TPAs (trocas parciais de água) pelo menos uma vez por semana em aquários de 5 litros. Já a limpeza completa do aquário pode ser feita a cada quinze dias.
Para as trocas parciais de água ou reposição da água que evaporou, retire a água do aquário aos poucos até esvaziar metade de seu conteúdo. O ideal é sifonar o fundo, isto é, com o uso de uma mangueira, sugar a água e as sujeiras depositadas no fundo e no cascalho. Jogue-a fora. Para preparar a água nova, utilize um pote ou uma vasilha previamente lavada apenas com água quente. Encha-a com a água de torneira, trate com o condicionador e os reguladores necessários conforme indicado nas embalagens e deixe-a em repouso por 10 minutos ao lado do seu aquário, para que as temperaturas se igualem. Com cuidado para não perturbar o peixe, despeje a água nova dentro do aquário até completar o volume novamente.
Quanto à limpeza completa, deve-se priorizar ao máximo a tranquilidade do peixe, evitando estressá-lo na captura. Cuidado com o uso de redes, pois podem danificar ou rasgar as barbatanas sensíveis do Betta. Antes de capturá-lo, mova metade da água velha do aquário para um novo recipiente, onde você vai depositar o peixe. Em seguida, retire todos os enfeites, inclusive o cascalho (com cuidado de sacudi-lo bem antes para remover as fezes e demais detritos sem misturá-los às pedras), e lave-os em água corrente (para o cascalho pode-se utilizar uma peneira). Com o auxílio de uma esponja de cozinha nova ou armazenada apenas para este fim, esfregue bem as paredes do aquário e dos enfeites com um pouco de água fervente, enxaguando-os com água corrente fria. Não utilize sabão, mesmo que neutro, detergente, álcool ou qualquer outro tipo de produto de limpeza durante o processo, apenas água. Assim, seu aquário está limpo e livre de toxinas, pronto para receber seu peixe novamente. Aí, basta enchê-lo um pouco com água nova tratada, repor a água e o peixe que estavam no outro recipiente e, se necessário, completar o volume com mais água nova. Nunca troque toda a água do aquário, sempre troque parcialmente, pois a biologia se perde e há maiores variações de pH (entre outros fatores) que podem prejudicar seu peixe.