top of page

Peixe ornamental, ou peixe de aquário, é a designação dada em aquariofilia às espécies de peixes que são selecionadas pela exuberância das suas cores e formas e pela facilidade de manutenção em cativeiro. O Betta Splendens é, pois, um peixe ornamental de água doce originário de riachos rasos e arrozais da Tailândia. 

Anatomia

Reprodução

gun ninho de bolhas, o macho cuida do ninho, quantos alevinos nascem por vez

Comportamento e sociabilidade

 

        O Betta é um peixe naturalmente solitário e agressivo. Inicialmente vendidos como peixes de combate, costumam ser bastante territoriais com relação a outros peixes e nunca devem ser criados juntamente com outros machos da mesma espécie ou peixes coloridos de grandes barbatanas, pois sentem-se ameaçados e atacam facilmente. Existem alguns companheiros de aquário apropriados, como os peixes de fundo ou sugadores, pois ficam fora do caminho do Betta, mas achar peixes compatíveis é difícil! Mesmo tratando-se de peixes menores ou fêmeas da espécie, a adaptação conjunta é complicada e não deve ser feita em um aquário com menos de 15L. Em geral, o macho e a fêmea podem ser mantidos juntos por um tempo para a reprodução, mas a fêmea deve então ser levada para fora do tanque para que não corra risco de vida. Entre si, as bettas fêmeas podem ser mantidos em grupos de três ou mais.

        Apesar de viver sozinho, muitos especialistas indicam estimular o peixe Betta com espelhos alguns minutos por dia para que ele se sinta mais próximo à natureza, mantenha a agressividade e os níveis de reprodução e ainda melhore a coloração. Isso porque o Betta verá no seu reflexo outro peixe e tentará atacá-lo. 

        Mesmo sendo um peixe de briga, com os donos o Betta é bastante sociável e muito inteligente. Você pode treiná-lo para seguir seu dedo, passar por aros e realizar outras funções simples em troca de comida. São peixes bastante curiosos e apreciam a mudança ocasional de ambiente com a troca de enfeites e a introdução de brinquedos no aquário. 

         Por fim, são peixes saltadores! Por isso é melhor ter cuidado para não encher o aquário até a borda ou ele poderá cair para fora. Experimente prender a comida na ponta de um fiozinho e fazê-lo perseguir: são predadores e podem pular muito alto para pegá-la

Peixes Betta dormem?

         Sim! O peixe Betta costuma dormir até 10h por noite e faz algumas pausas durante o dia, muito semelhante a padrões de sono humanos. Nas primeiras vezes em que você vir seu peixe dormir pode ter um choque pensando que ele está morto devido às posições e lugares engraçados que costumam dormir. Alguns se acomodam no cascalho do tanque, alguns acham um esconderijo dentro de um ornamento do aquário, outros podem se espremer entre o filtro e o tanque e alguns podem apenas flutuar no topo. Por isso, é importante que você forneça um ambiente tranquilo (o Betta gosta de usar sombras ou buracos de ornamentos para dormir, pois dão uma sensação de segurança e reduzem os níveis de estresse) e mantenha uma rotina diária de sono para o seu peixe apagando a luz durante a noite. 

©2016 Julia Giacomini

bottom of page