
Como identificar se o seu Betta está doente?
Um peixe saudável se alimenta regularmente, é ativo e, no caso dos machos, pode construir ninhos de bolhas. Aprenda a identificar os principais sinais de que seu peixe está doente para que o tratamento correto possa ser realizado o quanto antes o possível, prevenindo mortes e infestações.
01 - Fique de olho nas nadadeiras
Nadadeiras roídas, apresentando rasgos e o aspecto de "picotadas" ou ainda grudadas ao corpo (sem a abertura correta), podem ser sinal de bactérias. Em geral, há a ocorrência de fungos associados. Eles se manifestam quando há uma queda na qualidade da água ou podem ser carregados para dentro do aquário pela inserção de peixes ou plantas contaminadas, por isso a importância da quarentena. Ainda assim, é importante conferir se o pH está adequado, pois nadadeiras roídas e desbotadas são um segundo sintoma de que a água está muito ácida.


O tratamento consiste na assepsia do peixe e do aquário (caso este já esteja contaminado). Existem inúmeras formas de tratar fungos e bactérias, desde a aplicação de remédios específicos à limpeza convencional e os banhos de sal grosso. Para saber mais sobre doenças fúngicas e bacterianas, clique aqui.
02 - Procure por sinais de letargia
Não é natural do comportamento do Betta passar os dias no fundo do aquário ou movimentando-se muito lentamente. Baixos níveis de energia são sinais de que algo está errado com o seu peixe. Não necessariamente ele está doente, pode estar apenas infeliz com o ambiente em que vive, sendo o problema facilmente resolvido por uma melhora na qualidade da água. Para isso, verifique se ele reage à comida, pois, em geral, a recusa da alimentação é um sinal claro de doença.


03 - Procure por manchas ou estruturas anormais
Irregularidades na anatomia do peixe podem ser observadas com o auxílio de uma lupa ou uma lanterna. Se o seu peixe apresentar qualquer um dos sintomas abaixo, procure tratamento imediatamente.



Se estas estruturas forem pontos visíveis na pele, como pequenos pontos brancos espalhados por todo o corpo e nadadeiras ou pontos brilhantes, similares à gotinhas douradas aveludadas, seu peixe pode estar sendo acometido por protozoários. Para ler mais sobre doenças protistas, clique aqui.

Observe se os olhos estão saltados ou protuberantes, ou se há uma espécie de limo cobrindo-os. Escamas eriçadas e guelras constantemente abertas também são sinais de doenças, quando associadas à letargia e demais sintomas, ou sinais de irregularidades no pH, quando associadas à mudanças comportamentais.
04 - Procure por mudanças comportamentais

Se o seu peixe apresenta respiração ofegante próximo à superfície, natação irregular ou tremores, podem haver problemas com o pH ou presença de cloro na água.

Veja se ele se esfrega ou se arranha. Se o betta estiver tentando se esfregar contra a lateral do aquário ou contra as plantas e objetos, pode estar doente.
05 - Certifique-se se não há inchaço ou retração abdominal

O inchaço abdominal, quando manifestado isoladamente, pode ser uma simples prisão de ventre, isto é, você está o alimentando demais! (Veja como alimentar bettas corretamente aqui). Por outro lado, o efeito contrário ou retração abdominal pode ser uma infecção bacteriana relacionada à má qualidade da água: a Tuberculose/Barriga Seca. Quando associado ao eriçamento das escamas, o ventre inchado pode ser sinal de hidropsia.
DIAGRAMA PARA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS
ATRAVÉS DOS SINTOMAS
A Labcon oferece na embalagem de todos os seus medicamentos um excelente diagrama que permite a identificação das doenças mais comuns entre os peixes e indica seu tratamento adequado. Entretanto, isso não significa que você precise necessariamente utilizar os produtos da Alcon. Caso queira saber mais sobre alguma doença, procure no menu "Principais Doenças"
